Liberação Miofacial
O nome dessa manobra é o resultado dos termos: mio = músculo + fáscia = tecido conjuntivo. Resumidamente podemos definir, como uma técnica de massagem aplicada em determinadas regiões do corpo, com a função de eliminar os pequenos nódulos de tensão muscular, resultante do enrijecimento dessas fáscias que recobrem os músculos.
O resultado será o seu consequente enrijecimento (na forma de pequenos nódulos ou “trigger points”) e o acúmulo de toxinas que, além de causarem dor em determinados grupos musculares, ainda podem causar lesões, impedir a movimentação natural da região afetada, comprometer a sua flexibilidade.
A liberação miofascial, portanto, teria a função de “destravar” as fáscias, por meio de técnicas manuais ou com aparelhos, capazes de restaurar a sua função e, consequentemente, devolver a força muscular, diminuir as tensões, eliminar a dor local, trazer de volta os movimentos naturais da musculatura.
Essa técnica pode ser aplicada para vários fatores entre eles podemos destacar:
Treinos intensos, falta de um acompanhamento profissional, postura incorreta, movimentos mal executados, estresse, ansiedade, dentre outras, podendo assim comprometer as estruturas de modo geral.
Benefícios:
Elimina as tensões musculares, aumenta a flexibilidade, melhora a circulação, diminui a sobrecarga e tensão músculo articular, previne lesões,etc.
Essa técnica está sendo muito utilizada em pré-treino e pós-treino por conta de todos os benefícios que ela pode proporcionar ao indivíduo.
Contra-indicações:
Feridas, infecções, osteoporose, deficiência circulatória aguda,etc.
Comentários
Ver todos os artigos
Mais populares
Friozinho, comilanças e preguiça .... SOCORRO ! ! Domingueiro não, olha o respeito! Power Ball Nova resolução da Previdência Liberação MiofacialNewsletter
Inscreva-se agora