Compreendemos a criança como um ser humano completo e único, capaz de pensar, criar hipóteses, experimentar o mundo, ter opiniões sobre coisas, histórias e fatos, contar histórias, falar sobre suas histórias.
Crianças e adolescentes não são mini adultos. Cada um tem características, sensibilidade e lógica próprias. Através de atividades lúdicas proporcionamos: estar junto, construir, vivenciar, atuar, trocar, ceder, descobrir e humanizar. Portanto desenvolvimento, transformação e crescimento são partes essenciais nesse processo.
A Monitoria tem um importante papel social, pois valoriza os conhecimentos que as crianças possuem e garante a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.
Nossos projetos de monitoria são desenvolvidos para que possibilitem uma integração entre as brincadeiras/vivências e os aspectos do cotidiano, respeitando as necessidades de cada faixa etária.
Através da Monitoria buscamos desenvolver e reforçar:
• O saber brincar – onde a criança experimenta, se organiza, aprende regras, constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca, interagindo consigo mesma e com o outro.
• A Socialização – onde a criança estabelece e amplia mais as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de colaboração e cooperação.
• A Autonomia – atuação independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
• A Curiosidade e Observação – a criança observa e explora o ambiente com atitude de curiosidade, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
• A Responsabilidade –a criança compartilha decisões, compreende as regras de convivência e cumpre os “combinados” da equipe.
• A Identidade e Empatia – a criança desenvolve a percepção de si e do outro, aprendendo a se colocar no lugar do outro e percebendo os diferentes pontos de vista.
• A Interação e Comunicação – vivencia as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) adequadas às diferentes intenções e formas de comunicação, sendo compreendido e compreendendo o outro, expressando suas ideias, sentimentos, necessidades, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Além disso, em nossas atividades objetivamos:
• Trabalho em equipe
• Noções de orientação espacial
• Sentido de lateralidade
• Desenvolvimento de coordenação motora grossa e fina
• Trabalho em grupo ultilizando o lúdico com orientação espacial e geográfica
• Consciência corporal
• Insersão dos participantes no esporte
• Conhecimento e respeito das regras dos jogos e/ou brincadeiras
• Conhecimento e respeito de jogos e suas regras mais antigas
• Criatividade
Opinião
O que você achou?
Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.
0
Classificação 0 / 0 votos
Deixe seu voto para nós